Reunião no Ministério da Saúde de 15-07-16

Publicado em:

O SINDITE – Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, foi ontem, dia 15 de julho, recebido no Ministério da saúde, pelo Sr. Secretário Adjunto da Saúde, Prof. Fernando Araújo, a nosso pedido.

A agenda tinha como principal preocupação entre outras, participar e apresentar a perspetiva do SINDITE sobre a intenção do Ministério da Saúde de apresentar à Assembleia da Republica uma proposta de lei que permita enquadrar juridicamente os diferentes Profissionais de Saúde na perspetiva da salvaguarda dos superiores interesses dos utentes, desenvolvendo um quadro legislativo adequado, de forma a regulamentar os vários atos Profissionais do setor da Saúde, promovendo o conceito de equipas multidisciplinares em Saúde e modelos de cooperação entre Profissionais de Saúde no que respeita à repartição de competências e responsabilidades.

O Sr. Secretário de Estado considerou muito pertinente a nossa contribuição para o projeto de Decreto-lei, apesar de lamentarmos o facto dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica não terem ainda uma Ordem Profissional constituída, para a qual o Sec. Estado demonstrou todo o seu apoio e necessidade premente.

Tivemos também a oportunidade de refletir e partilhar as nossas preocupações pelo impacto negativo no exercício, das novas Licenciaturas e o seu enquadramento legal no exercício regulamentado das profissões de Diagnostico e Terapêutica existente.

De realçar a cordialidade e disponibilidade expressa pelo Sr. Sec. Estado para acompanhar as diversas e tormentosas questões que afetam este grupo de Profissionais de Saúde, que considera essenciais no bom desempenho do SNS ao serviço da população Portuguesa.