Comunicado 03/10/2025

Publicado em:

Caros (as) associados (as),
Os Sindicatos da Plataforma Negocial da Carreira dos Técnicos Superiores das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) vem atualizar-vos sobre o processo negocial em curso com o Governo, que tem como objetivo a valorização e dignificação das nossas profissões e resolução das seguintes questões:
• a revisão da tabela salarial;
• a regularização dos retroativos das diferenças salariais devidas;
• a inversão das posições remuneratórias injustamente criadas;
• contabilização dos contratos a termo; entre outros.
Com a assinatura de novo protocolo negocial a 17 de julho de 2025, o Governo assumiu o compromisso de serem discutidas propostas e encontradas soluções concretas para os problemas que se arrastam há demasiado tempo, ficando acordado que se realizava uma reunião em setembro com apresentação de propostas, e antes disso uma reunião técnica que aconteceu a 1 de agosto.
Após a reunião técnica, a reunião prevista para setembro não aconteceu, com o argumento da falta da recolha da totalidade de dados que o Governo solicitou à ACSS para análise das situações existentes em cada Instituição, que dizem fundamental para a apresentação de propostas.
Os Sindicatos mantêm inteira disponibilidade para negociar com o Governo, mas tal facto, não pode ser confundido como aceitação da não apresentação de propostas concretas.
Se não houver sinais claros de compromisso efetivo da resolução das nossas reivindicações, formas de luta e protesto vão ser implementadas para tornar publico a reiterada falta de respeito por estes profissionais.
Os profissionais de saúde da carreira dos TSDT, já deram inúmeras provas da sua dedicação ao Serviço Nacional de Saúde e aos seus utentes, com a resiliência que sempre nos caracterizou na luta pelo reconhecimento e defesa dos nossos direitos, no entanto ATINGIMOS OS NOSSOS LIMITES.
Exigimos assim, legitimamente, que o Governo no cumprimento do protocolo negocial assinado com estes sindicatos, marque a reunião com urgência, e apresente as propostas, contrapropostas e soluções que resolvam as questões identificadas das inúmeras injustiças mantidas nas instituições, assim como a proposta de valorização da tabela salarial a semelhança de outras carreiras.
Colegas associados, seguiu em anexo para vosso email o ofício enviado à Ministra da Saúde, que na ausência de resposta urgente, a paz social que existe, pelo diálogo e negociação do protocolo negocial, fica comprometida e levará os sindicatos, na defesa dos direitos dos profissionais de saúde da carreira dos TSDT, a desenvolverem formas de luta e protesto. Contamos com TODOS!

As Direções Sindicais

Contactos de email: – stss@stss.pt; geral@sindite.pt; sfp@sfp.pt; sede@sintapazores.com
Contactos telefónicos: – STSS: 229069170 – SINDITE: 225088119; SFP: 210964423 ; SINTAP: 295628887